20 de maio de 2010

Segredo Mágico


Há quem diga que eu tenho um segredo mágico para que o Guilherme durma 10horas seguidas mas, a verdade é que não tenho. Após conversas com recém-mamãs descubro sim que sou uma verdadeira sortuda por ter um filho que já dorme uma noite inteira. E para garantir que não faço nada de extraordinário aqui fica um resumo do meu dia-a-dia com o Gui:

8H00 - 1º Biberon da Manhã (O leite que uso é o Nutriben Natal A.R.)
8H30 - Depois de terminado o 1º Biberon, arrota, mudo-lhe a fralda e volta a dormir (mantenho os estores do quarto para baixo. O quarto fica compleamenta ás escuras)
11H00 - Gui acorda e fico na brincadeira com ele até á hora da paparoca (de manhã ele aguenta sempre 4 horas sem comer, á tarde é que só aguenta 3h)
12H00 - 2º Biberon do Dia (ao leite em pó estou a acrescentar duas medidas de Papa Nutriben)
12H30 - Termina biberon, arrota e volto a mudar-lhe a fralda. Fica mais meia-hora acordado (geralmente, sento-o no meu colo de frente para a TV ou deito-o no sofá ao pé de mim onde lhe vou fazendo graçolas).
13H00 - Começa a fazer uma birrinha e assim que a faz, pego nele e vou colocá-lo no berço (mantenho a janela do quarto levanta. Ele dorme com claridade e barulho porque assim o habituei). Dorme 1hora. Uma das regras que também comecei a impôr ao Guilherme foi: assim que ele começa a fazer birrinha, meto-o logo na cama. Antigamente ainda ficava a chorar no berço antes de adormecer, agora...... é tiro e queda. Assim que o deito..... dorme logo sem fazer grandes choros ou barulhos.
14H00 - Volta a acordar e sempre bem-disposto. Volto a ficar com ele na brincadeira. Sempre ao pé de mim.
15H00 - 3º Biberon do Dia. E a história repete-se: come, arrota, mudo fralda. Meia-hora na brincadeira. Volta a dormir 1 hora.
17H00 - Volta a acordar e mais, uma vez, o processo é o mesmo.
18H00 - 4º Biberon do Dia. Entretanto chega o pai que, a partir daqui é ele que o atura. Aqui, ainda vai voltar a dormir a horinha seguida.
21H00 - 5º e último Biberon do Dia. Terminado o Biberon, já tenho a luz de presença no quarto ligada, e os estores fechados. Arrota e mudo-lhe a fralda. De seguida, coloco-o logo no berço onde só acorda no dia seguinte entre as 7H e as 8H da manhã.

(de salientar que se não tiver muito calor, costumo sair com ele entre biberons. Espero sempre uns 15/20 minutos depois de mamar antes de sair com ele.... não vá fazer ele bosteirada)

Como vêem não faço nada de especial, nem uso pózinhos mágicos. Comecei a introduzir lentamente a papa no leite mas só o faço há 1 semana e o Gui já dorme a noite inteira há uns bons 2 meses. O único segredo pode ser a presistência em começar desde já a ensinar o meu filhote: diferenciar o dia da noite, mantê-lo entretido durante o dia, habituá-lo a dormir com luz e barulho (hoje orgulho-me de ir com o Gui a um restaurante e ele adormecer ou mesmo aspirar a casa enquanto ele dorme), habituá-lo a dormir na caminha dele.. estes foram truques que fui aplicando no dia-a-dia do meu filho. Vale apena tentar....

3 malucos que cheiraram este Pum:

Genitrix disse...

Fazes tu muto bem
A minha sobrinha tb foi uma bebe que sempre dormiu e comeu bem, e a minha irma desde cedo que a habituou a rotinha de adormercer e nada de adormercer ao colo, e na caminha e sozinha.
Eles são criaturinhas de habitos, e se nao os habituamos de inicio quem manda sao eles e depois é muito complicado.

O teu flhote está lindo :)

Nocas disse...

Tens muita sorte mesmo!!
Mas não trocava a minha bolinha de sabão por nada :) apesar de não me deixar dormir 1 noite seguida...

Claudia disse...

o meu sobrinho é o maximo assim como a mãe dele! :)

beijo grande para os 4

Lilypie First Birthday tickers