8 de dezembro de 2009

Aulas de Preparação...

Creio que ainda não tinha aqui comentado que ando a frequentar aulas de preparação para o parto, bom, como eu lhes gosto de chamar são aulas de aprendizagem, esclarecimento, de relatos de experiências - não acho muito úteis aulas em que nos ensinam a respirar á cão... respirar á fundamental, qualquer um o sabe fazer, na altura do parto não me hei-de, certamente, esquecer de respirar.

Esta última aula deixou-me bastante apreensiva, não só pelo seu conteúdo como pela opinião do outro casal que estava na sala connosco.
Eu decidi ter o Guilherme no HSFX (Hospital S. Francisco Xavier), um Hospital Público mas, conforme inúmeros relatos de amigas recém-mamãs, com muito boas condições.
O outro casal, depois de uma má experiência no Hospital Santa Maria (hospital onde tinham decidido ter o bebé) mudaram de opinião e agora vão ter o filhote no Privado (Cruz Vermelha). Ao que parece vão gastar cerca de 3000€ mas têm algumas "regalias" que não há no público. Neste caso, em particular, o pai pode estar 24horas no quarto com a mãe e o seu bebé... acho a ideia fantástica mas, como conheço o Rui não será por aí que iria gastar esse dinheiro. Gastaria se me garantisse que o no Privado o Guilherme seria tratado como um Deus e não, como apenas mais um bebé que nasceu...

6 malucos que cheiraram este Pum:

Genitrix disse...

Sil linda nesses privados tens regalios do genero, quarto só para ti, companhia do pai 24h/dia, provavelmente mais que um canal na tv, coisas muito boa sem duvida, e claro, cada fralda, cada toalhete é contabilizado e facturado no fim da vossa estadia.
Mas sabes uma coisa engraçada??
Quand algo não corre como o previsto, és imediatamente recambiada para o publico, sabias?
Há pois é.....
Nó privado só tratam o fácil, quando surgem complicações tens de ir para o ppublico.
Eu se um dia for mãe tenho no publico, não me vou arriscar, só para eu ter mais conforto, o meu bebe precisar de alguma coisa e ainter de esperar ser transferido.
Beijokinhas

Claudia disse...

Tem fé no publico pois azares acontecem em qq sitio mas como disse a Sara o publico está mais equipado para todas as eventualidades (que não vão obviamente ser precisas)!
Beijoas aos maravilhosos casamenteiros pouco dotados! lol

As Mini-Gajas disse...

Gaja boa,
O HFX é do melhor. Eu tive um quarto provado (mas tb pk eram gémas), mas no máximo são 2 por quarto e dá imenso jeito porque quando precisas de te ausentar por qualquer razão ou se precisares de ajuda está lá a outra mãe.
O facto de o pai n estar lá 24h. Eles nunca lá estão 24h e sabes que mais até é bom ter um descansozito também e termos assim um tempo sozinhas com os nossos bébés - é especial.
O HFX para mim foi 5*! Pessoal simpático, eficiente e competente - que no fundo é o que se quer quando se trata de assistência médica. - Não paguei "nicles".
E a Sara tem razão, quando há complicações, mandam-te para o público pois os privados não têm todas as condições necesárias para complicações.

As Mini-Gajas disse...

Que cócó de comentário o meu. Cheio de erros. Acho que as unhas já estão grandes demais para escrever. LOL

Nocas disse...

Olá.. Não nos conhecemos, mas sou colega do Rui.

Então maternidades.. eu estou a ser seguida no SAMS (privado), mas desde o inicio que deixei bem claro que não queria que o parto fosse feito lá. Isto porque sou beneficiária do SAMS através do meu pai que é bancário o valor a pagar é altíssimo. Entre 2500€ parto normal, 3500€ cesariana.
Então tinha decidido ter a minha bolinha de sabão na MAC. A Drª disse que não havia qq problema, na altura do TOC, etc passava a declaração e podia seguir para a maternidade escolhida.

Infelizmente surgiram algumas complicação agora para o final da gestação.. Índice de LA reduzido(liquido amniótico baixo, nível 6) que me obrigou a ficar de baixa, sem poder fazer nada. Repouso absoluto. E semana a semana lá vamos nós para mais uma ecografia para acompanhar a evolução da nossa menina. Felizmente o repouso está a resultar e já aumentou para 9 e mais uns pozinhos... não é o valor que devia estar, mas a Madalena está óptima.

Nesta segunda feira voltei a abordar o assunto do parto.
Ao qual ela me responde: compreendo perfeitamente que não queira gastar 3500€ no parto. Custa a ganhar a todos, mas vou-lhe dar a minha opinião, embora eu não ganhe nada mais além do meu ordenado por fazer o seu parto aqui, aconselho que se for prematuro como estamos a espera que seja, faça aqui o parto. A equipa Neonatal é fantástica, etc etc etc. Mas se conseguirmos aguentar até ao final da gestação vá para o S. Francisco Xavier. O director da maternidade faz serviço aqui, é excelente e não lhe vai dizer que não. Nunca para o Amadora-Sintra que é o hospital da sua residência...

Ou seja, estamos na corda bamba!!

Tenho medo de chegar ao S.F.X. e ser recambiada para o Amadora-Sintra. Sei que todas as maternidades podem aceitar qualquer grávida, mas se tiverem lotados, ou sem paciência para me aturar, uma vez que venho do privado????

E 3500€ (pq em principio será cesariana) não tenho mesmo hipóteses de pagar. Única solução, pedir ajuda... Liguei logo para o avô que se prontificou a pagar..
mas mesmo assim acho um disparate.

Fui ver as instalações do SAMS e realmente são óptimas.. posso optar pelo quarto privado, com TV, WC, o pai pode ficar lá a dormir.. ou então posso ir para um Semi-privado, dividir com mais uma mamã, etc..

Estou a pensar seriamente em ir ao S.F.X. e falar directamente com eles.. a Drª aconselhou a fazer uma carta, toda bonitinha, etc. Mas nada como ir lá.

Bom agora que já contei praticamente tdo sobre mim, resta-me desejar-vos muitas felicidades. Beijinhos

rutinha disse...

vandinha,
eu fui p o privado porque tinha seguro que cobria o parto (paguei apenas franquia de 250 eur e estadia do pai), possibilidade do pai dormir comigo no mmo quarto (deu um jeitão) e unidade de cuidados neonatais, nao havendo necessidade de transferir o bébé p o publico.
fui super apaparicada e muito bem tratada, até banho me deram enquanto estive acamada, assim como o edu. só lhe deram alta depois de terem a certeza q ele estava bem e mmo assim nos dias e semanas seguintes foi seguido lá (sem pagar nada).
as vacinas tb foram lá sempre feitas, e ajudaram-me imenso qdo tive uma mastite já o edu tinha 2 meses, fui vista e medicada por um medico e nao paguei nada.
a minha experiencia na Clisa foi do melhor. se tiver um proximo filho, gostava que fosse lá.
se nao tivesse seguro, a escolha seria mmo o publico, era impensavel pagar tanto...

Lilypie First Birthday tickers