27 de fevereiro de 2010

Já Chega...

Terramoto no Haiti, Tragédia na Madeira, Terramoto no Chile... será que já não chega de destruição e massacre?
Cada vez que ligo a TV para ver as noticias só penso no meu pequenote. Na nossa casa ainda nos sentimos seguros. Só não podemos é saber até quando. No meio de tanta desgraça, pensamos sempre que só acontece aos outros.

Este tempo de porcaria tem sido uma verdadeira "nódoa". Não dá para sair de casa com o Guilherme para nenhum lado. Contentamo-nos então em passar os dias em casa a deslumbrar o nosso pequeno milagre e vamos registando alguns desses momentos.

25 de fevereiro de 2010

Uma Semana Depois

Por esta altura, há uma semana atrás a minha vida já tinha um outro significado. O nosso peixinho estava finalmente connosco e não podíamos estar mais felizes. Hoje, ainda achamos que estamos a viver um sonho lindo. As adaptações têm sido feitas dia-a-dia e com muita calma. Agora, é ele que gere a nossa vida e nós não nos chateamos nada com isso.
Ele é nosso! O nosso filho...

O Guilherme, uma semana depois:
* 48cm
* 3730grs
* Teste do Pézinho - check
* Vacina da BCG - check
* 1ª Consulta - check
* Cartão de Saúde - check

22 de fevereiro de 2010

E as Palavras da Semana São...

Cesariana - Como sabem, o Guilherme estava sentado pelo que não pude ter um parto normal e o médico optou por marcar Cesariana. Em termos gerais, creio que a mesma tenha corrido muito bem. Levei anestesia e não senti qualquer tipo de dôr ou desconforto, pelo contrário. Estava bem disposta, as enfermeiras estavam sempre a falar comigo para me manter distraída. A recuperação é que está a ser mais "dolorosa", sempre que me levanto dói-me a costura e tenho ainda muitas dificuldades na deslocação ou movimentos mais complicados, como virar-me na cama de noite.

Guilherme - 18 minutos depois de ter levado a anestesia, o Guilherme estava cá fora num choro tranquilo. Colocaram-no ao pé da minha cara para o ver e foi, sem dúvida, a melhor sensação que alguma vez já tive. Para mim, nasceu perfeitinho e lindo mas, acho que qualquer mãe considera o seu filho o mais lindo do Mundo, eu cá não vou ser excepção. Cá por casa, é a estrela. Come, dorme, Caga, Mija, Arrota, Soluça... Acorda de 2h em 2h. Mas, por exemplo, são 21:41, acabou de beber o leitinho e está no colinho do pai a olhá-lo com muita atenção.

Amamentação - Este é o processo mais complicado de "digerir". Neste momento não consigo amamentar o Guilherme. Consegui fazê-lo nas primeiras horas de vida do meu filho mas, depois, comecei a ficar com os mamilos gretados e sensiveís e dar de mamar ao Gui tornou-se um verdadeiro "sacrificio", pelo que na Maternidade tentei vários processos para amamentá-lo sem dôr mas, sem sucesso. Começámos a dar-lhe suplemento. Neste momento, o Guilherme bebe leite em pó e eu vou alternando com leite materno que estou a tirar com uma Bomba Automática. É duro para mim mas, infelizmente, a dôr que sinto em dar de mamar ao meu filho não me deixa feliz e, amamentar deve ser um momento feliz.

Quilos - Ainda não sei a quantas ando em termos de peso. Na 4ª feira o Guilherme tem a sua 1ª consulta e quero ver se consigo pesar-me para ver que trabalho tenho pela frente. Sei que ainda só passaram 5 dias e não estava á espera de sair da Maternidade com um corpinho danone. Para falar a sério,ainda gosto da minha imagem de semi-grávida. Continuo a usar a roupa de grávida porque é a única que me serve e com a qual me sinto confortavél.

Pai - Em termos gerais o Guilherme é agora a coqueluche da Familia mas, aqui para o Papá cá de casa,o nosso peixinho é a ESTRELA. Ainda se sente um pouco inseguro em fazer algumas tarefas e demora cerca de 3 minutos para lhe mudar a fralda (só não meto aqui o vídeo que o prova porque o Rui mo pediu LOLOLOLOL). Admiro-o porque faz algo que eu não consigo: mantém-no acordado, sem chorar e sem xuxa. Que BOM!!!!!!

21 de fevereiro de 2010

Bem Vindo Guilherme

O Guilherme nasceu no dia 18 de Fevereiro, pelas 12h30.
Nasceu com 3.925grs e com 47cm.
A Cesariana correu bem e Bebé e Mamã já estão em casa... acabadinhos de chegar.
Em breve, novidades dos dias que até aqui se passaram.
Obrigado a todos pelas mensagens!

16 de fevereiro de 2010

E os Números da Semana São...

40 - 40ª Semana de Gestação. Diz o Calendário da Gravidez o seguinte: "O cordão umbilical tem cerca de 50 cm e fornecerá oxigénio ao bebé durante o trabalho de parto, até o bebé começar a respirar pelos pulmões."
15 - Cheguei quase ao patamar dos 75kilos. Espero perder estes 15 kilos que ganhei, porque senão, lá vou eu ter que comprar roupa nova.
10 - Média de vezes que como por dia. Basicamente, pareço um bebé, quando não estou a dormir, estou a comer. È que agora para o final da gravidez sofri de azia e então o médico recomendou comer mais vezes ao dia mas, em menor quantidade.
105 - Desde o último post em que coloquei aqui os números da semana que a minha cintura já aumentou 4cm. Ou seja, o meu peixinho também deve ter aumentado alguma coisinha... espero eu.


Amanhã parto para a Viagem da Minha Vida. Tenho um turbilhão de emoções a mexer comigo: ora me sinto ansiosa porque estou prestes a conhecer o meu filho, ora estou cheia de medo por ir enfrentar algo que me assusta, o facto de me "abrirem" a barriga comigo acordada... Enfim, tento não pensar muito neste último ponto. Sinto-me preparada para ser Mãe, sinto-me preparada para dar 200% pelo meu Filho.
Estamos a menos de 48 horas de termos connosco, finalmente, o nosso Guilherme e não posso deixar de agradecer a todas as pessoas que nos apoiaram durante estes 9 meses.
Á Familia, Aos Amigos, Aos Amigos Virtuais, Aos Colegas de Trabalho...

Volto em Breve***
Vandinha

15 de fevereiro de 2010

Acabou a Validade

O nosso passeio ontem por Belém não deve ter demorado mais que 10 minutos, estava tanto frio que até o Rocky pedia para irmos embora.
Terminámos ontem as 40 semanas de Gravidez e o que sinto neste momento é que senão formos nós a "explusarmos" o Guilherme, o nosso peixinho nunca iria querer sair da sua piscina de água aquecida. Como eu o compreendo.

14 de fevereiro de 2010

Feliz Dia dos Namorados & Feliz 40 Semanas

No dia de hoje, há quem receba flores, chocolates, almoço fora de portas, uma noite num hotel de luxo, um passeio de barco... mas, eu.... eu cá gosto de ser diferente e pedi ao meu Valentim um presente muito especial. UM WOK!!!
Escusado será dizer que hoje o nosso almoço foi uma verdadeira iguaria.



Apesar do frio que se sente lá fora, não vamos deixar de ir tomar um lanche a Belém com paragem obrigatória no nosso banquinho especial. Será um dia também para nos despedirmos da nossa barriguinha que em breve deixará de existir.
Hoje chego ás 40 semanas!!!!

13 de fevereiro de 2010

O Peixinho e o Mar

Para mim, uma das coisas que mais gosto é de estar sentada, sossegadinha, ao sol e a desfrutar do mar, do barulho das ondas, de ver os barcos, de simplesmente, olhá-lo. Tranquiliza-me.
Hoje acordei com bastantes contracções que ainda agora, que são 16:38, continuam por cá mesmo depois da sesta.
Pensei "bom, vamos levar o Guilherme até ao mar, para ver se isto acalma"... Enquanto tivémos sentados nas pedras, ao sol mais o canito, o nosso pequenote manifestava-se. Creio que era por se sentir bem... estava ao sol, ao quentinho e expliquei-lhe o barulho que estava a ouvir. Que eram as ondas do mar e que eu e o papá dele gostávamos muito do som do mar.

Por enquanto, não há mais novidades por aqui.
Eu continuo Grávida, Linda e Redonda e o Rui continua Barbudo, Lindo e (é melhor não dizer Redondo, ehehehhehhe)

12 de fevereiro de 2010

Ainda vou a tempo... são 22H52

Upsss.... já me esquecia da actualização diária.

Continua tudo na mesma.

Vanda Grávida
Guilherme Sentado
Rui Ansioso
Rocky Dorminhoco

11 de fevereiro de 2010

Cesariana Marcada: 18 Fevereiro

Não posso deixar de ficar feliz e entusiasmada por saber que daqui a uma semana o meu filho tem data marcada para nascer. Sim, porque, muito provavelmente, se estivermos à espera que ele se decida a vir cá para fora, nem quando o Sporting fôr campeão. Ainda assim, a minha ansiedade mantém-se...

Serei internada no dia 17, ás 9h30, no Hospital S. Francisco Xavier e a Cesariana está marcada para o dia seguinte mas, ainda não sei a que horas.

Se a data se mantiver, e ele nascer no dia 18 vai ser um dia Duplamente Especial. É que neste mesmo dia, a minha mamã completa o seu 50º Aniversário. Quererá ela melhor prenda que esta?

10 de fevereiro de 2010

Uma Actualização por dia....

Antes que fiquem a pensar que foi desta que fui para a Maternidade... aqui fica a actualização do Blog a provar o contrário.
Ao que me parece, não vou ter uma gravidez "normalissíma"... não vou saber o que é um parto normal.... e parece que não vou ter a experiências das contrações ou do rebentar das águas...

Até nisto eu tinha que ser diferente.
Amanhã é um dia decisivo.... depois venho cá dar novidades. Isto é, se o médico não me mandar ficar logo internada...

Beijinhos***

8 de fevereiro de 2010

Promessas que Fazem Comichão


Aos que convivem diariamente com este rapaz, lembrem-se que por debaixo desta barba gigantesca e assustadora, esconde-se o meu rapazinho tenrinho e sensível. Pensem que esta parva promessa que ele fez está quase quase a terminar...
Ai que saudades das bochechinhas fofinhas e suavezinhas......

39 Semanas

Estamos na recta final.
Ando de antenas no ar há 1 semana. Sempre á espera que o Guilherme me dê um sinal de que se sente pronto para nascer e para nos conhecer. Todas as noites me deito a pensar "será que vai ser hoje?". Mas, as noites passam, os dias passam e o nosso peixinho parece muito bem instalado na piscina que lhe arranjámos.
Dia 11 voltamos a ter consulta no Hospital S. Francisco Xavier onde o médico já me deve marcar a data da Cesariana... isto é, se o nosso pirralhito não der nenhum ar da sua graça mais cedo.

Aqui fica a foto da praxe, tirada directamente de um vídeo que fizémos ontem. Infelizmente parece que o Gui pressentia quando o estávamos a filmar e parava de mexer. Daí colocar uma foto e não o próprio vídeo.



Pequeno à parte: E não é que queriam mandar o Rui 2 dias para Évora??!??!?!? LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL

5 de fevereiro de 2010

Hoje não, por favor!!

No trabalho do Rui já sabem que ele vai ser pai e, sabem concerteza de que estou na recta final e que o Guilherme pode nascer a qualquer momento. O facto de o bebé continuar sentado faz com que, no caso de me rebentarem as águas, eu tenha que me dirigir imediatamente para o Hospital. Pois... mesmo assim, o Rui hoje está a trabalhar em Benavente. Está precisamente a 70kms de nós e, mesmo vindo pela Auto-Estrada, respeitando sempre os limites legais da velocidade demoraria cerca de 50 minutos a cá chegar.

Hoje, só tenho pedido ao meu filho: "por favor, não nasças hoje porque o teu Pai está longe".

É que o meu medo é que nem sequer um Plano B tenho para estas ocasiões. O que faço se entrar em trabalho de parto enquanto estou sozinha em casa? Pego no meu carro e vou até ás urgências? Chamo um táxi? Ligo para o 112?

1 de fevereiro de 2010

E os Números da Semana são:

38 - 38ª Semana de Gestação. Diz o Calendário da Gravidez o seguinte: "
O bebé está praticamente pronto para nascer! Fale com o seu companheiro sobre o futuro". Sim, sim... há que falar principalmente como ele se vai desenrascar cá por casa com as lides domésticas, com as refeições... coitadinho do meu companheiro. Se ele sobreviver a este teste é porque de facto gosta mesmo de mim. LOL

13 - Nº de Kilos que já engordei desde que engravidei. Assim de repente até parecem bastantes mas, a verdade é que ao que me parece o peso está quase todo concentrado na minha barriga. Como bónus dizem que cada uma das nossas mamocas "engorda" 250grs... hmmmm.... quer-me cá parecer que me saiu a sorte grande e fiquei com mais 500gramas em cada mama.... Isto visto daqui de cima parecem gigantes!

80 - Se pensam que só a Mãe é que engorda durante a Gravidez.... enganem-se. Aqui o Papá cá de casa já vai nos 80kilos. Normal... ontem fiz um bolo por volta do meio-dia... passadas 12 horas o bolo já tem menos de metade.

26 - Média de movimentos fetais diários do Guilherme. Acredito que ele faça bem mais movimentos mas, a verdade, é que chego a uma altura do dia em que já perdi a conta, tanto ele se mexe e de tanto já me doer a barriga dos pontapés que ele dá lá dentro. Esta contagem fi-la na passada 6ª feira.

101 - Qual 86-60-86 qual quê??... ter uma cinturinha com 101cm é que é sexy. Eu sim, é que devia ser convidada para ser capa da FHM ao invés da Mariline.... que chatice, as magrinhas esqueléticas é que tem sempre direito á 1ª página. Acho que vou fazer uma sessão fotográfica cá em casa, visto o bikini, calço os sapatos agulha e click, click, click....

2 - Hoje, o primo Pipo completa o seu 2º Aniversário e, por isso, neste sorteio da Lotaria Nacional não podíamos deixar passar este número em branco. Aqui fica um Beijinho de Parabéns para ele ***

Para terminar em beleza, aqui ficam algumas fotos para mais tarde recordar as 38 semanas de Gravidez.


Lilypie First Birthday tickers